:: Eventos

COMPETIÇÃO – Escala RC
TOP GUN 2007 – Lakeland, Flórida, EUA - 2 a 6 de maio de 2007
Piper brasileiro encanta o Top Gun
Modelo reproduz avião de observação usado na Segunda Guerra, na Itália.
Piper brasileiro encanta o Top Gun
A réplica em escala 1/3 do Piper L-4, versão de observação do J-3 durante a Segunda Guerra, construída por Octávio Losito de Paula, de Piracicaba, SP, e pilotada por Eduardo Diniz Esteves, de Belo Horizonte, conquistou o terceiro lugar na categoria Team Scale do Top Gun 2007, o mais importante torneio de aeromodelismo dos EUA na categoria Escala, realizado em Lakeland, na Flórida, de 2 a 6 de maio. O modelo é propriedade de Roberto Bianchini, de São Paulo, pela terceira vez presente no Top Gun.
Piper brasileiro encanta o Top Gun
Luly é o apelido deste L-4, numa referência à figura de mulher pintada à direita da fuselagem, logo atrás do motor. O avião em escala 1/1 que inspirou o modelo pertencia a uma esquadrilha de observação da Força Aérea dos EUA (USAF) em missão na Itália. Tão logo chegaram ao campo de batalha as tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o L-4 foi imediatamente incorporado à Esquadrilha de Ligação e Observação (ELO), da recém-criada Força Aérea Brasileira (FAB). Essa rápida mudança de “donos” conferiu ao avião uma curiosa característica, que muito chama a atenção dos juízes nos torneios de Escala. Em um primeiro momento, eles acreditam ser um grave erro de interpretação o fato de o modelo ter o emblema da USAF na asa e o do FAB na fuselagem. Mas assim era o L-4 em escala cheia que voou na Itália. Na pressa, não foi repintada a asa para nela também se colocar o emblema da FAB. O detalhe se vê claramente nas fotos que compõem a documentação do modelo.

O Top Gun é um torneio “invitational”, ou seja, para pilotos e construtores escolhidos a dedo e, então, convidados. Eles são divididos para competir em três categorias: Master (competidores que projetam, constroem e pilotam seus aviões); Expert (competidores que constroem e pilotam); Team Scale (duplas de construtor e piloto).

Octávio Losito recebeu também os troféus High Static (melhor pontuação no julgamento estático na categoria e em todo o evento), Best Craftmanship (melhor construção) e Critics Choice (melhor modelo na opinião da crítica geral).

A categoria Escala é certamente a mais complexa do aeromodelismo, pois requer uma construção perfeita, com reprodução primorosa dos detalhes do avião, e qualidade de vôo que se assemelhe ao máximo daquela da aeronave em escala cheia representada pelo modelo. No Brasil, a categoria já foi muito ativa, mas atualmente restam poucos escalistas de “longo curso” como Octávio Losito, Eduardo Diniz Esteves e Roberto Bianchini.

Piper brasileiro encanta o Top Gun
Eduardo Esteves e Octávio Losito recebem de Frank Tiano, organizador do Top Gun, o troféu pelo 3º lugar na Team Scale (Fotos Diniz Esteves Enterprises)
Piper brasileiro encanta o Top Gun
O piloto Eduardo e construtor Octávio na pista com o L-4 Luly
Piper brasileiro encanta o Top Gun
A equipe brasileira no Top Gun 2007 (da esq. p/ a dir.): Eduardo D. Esteves, Ana Paula D. Esteves, Elenice, Roberto e Bárbara Bianchini e Octávio Losito
Piper brasileiro encanta o Top Gun
Fonte: Hobbylink

 



Competition Hobbies - Tel: (11) 5535-2408 - Fax: (11) 5535-2884
Rua Otávio Tarquínio de Souza, 63 - Campo Belo - São Paulo - SP - CEP 04613-000